A actividade de acreditação consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efectuar actividades específicas de avaliação da conformidade (e.g. ensaios, calibrações, certificações e inspecções).
A actividade de acreditação está sujeita a legislação comunitária que obriga a um funcionamento harmonizado, verificado através de um sistema de avaliação pelos pares. Em consequência, cada Estado-membro da UE (e EFTA) designou um único organismo nacional de acreditação, tendo em Portugal essa missão sido atribuída ao IPAC.
O IPAC realiza anualmente uma auditoria de forma a comprovar que a entidade, neste caso o AQUALAB, mantém o nível de conformidade dos seus ensaios.
AQUALAB e a Acreditação
- 2007 — O Aqualab consegue acreditar 26 ensaios na matriz de águas.
- 2009 — Acreditação da actividade de Amostragem de Águas.
- 2010 — Acreditação da Pesquisa e Quantificação de Legionella pneumophila por PCR em Tempo Real, Pesquisa de Salmonellasp., Cheiro e Sabor.
- 2012 — Acreditação de ensaios para as matrizes de produtos alimentares e zaragatoas, amostragem dos mesmos.
Actualmente, o AQUALAB detém a Acreditação Flexível Intermédia Tipo A e disponibiliza o seu Anexo Técnico L0417-1, que pode ser visualizado, clicando nos Dowloads abaixo apresentados, assim como a sua Lista de Ensaios Sob Acreditação Intermédia.