O Departamento de Análise de Águas e Alimentos foi criado para preencher um nicho de mercado até então pouco explorado na região do Algarve, sendo actualmente um laboratório de referência na sua área de actividade.
Constituído por uma equipa jovem e qualificada capaz de abranger diferentes especialidades, mantendo como objectivo a resposta atempada ao cliente com garantia de rigor e independência.
A parceria com diferentes programas de mobilidade internacional para jovens licenciados – Leonardo Da Vinci e BECAS Quercus – acrescenta dinamismo ao Departamento.
A integração de estudantes no mercado de trabalho é fomentada através de protocolos com instituições de Ensino Superior Nacionais, nomeadamente Universidade do Algarve, proporcionando-lhes experiência na prática laboratorial.
Para responder aos requisitos de legislação, o laboratório Aqualab encontra-se acreditado pelo IPAC segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025 (certificado L0417-1), no âmbito dos ensaios de análises de águas de consumo humano, piscinas, águas minerais naturais e de nascente, águas naturais doces (superficiais, subterrâneas e termais), de processo (caldeiras e torres de refrigeração) e águas residuais (exceto lixiviados), assim como para análise de produtos alimentares, e zaragotas (controlo higio-sanitário de manipuladores, superfícies e utensílios).
O Aqualab possui parcerias com diversos laboratórios de referência, nacionais e internacionais, permitindo dar resposta a solicitações de análises para os mais variados produtos alimentícios, tipos de águas e resposta a legislação ambiental.
Para dar cumprimento às exigências do Decreto-Lei 306/2007 (e do atual Decreto-Lei 152/2017), em que a recolha de amostras de água para consumo humano deve ser efetuada por laboratório acreditado, o Aqualab iniciou em 2008 o processo de acreditação da amostragem. Esta meta foi atingida no final de 2009.
O Aqualab possui, desde o início de 2010, amostragem acreditada em:
- Águas de consumo humano;
- Águas de piscinas;
- Águas minerais naturais e de nascente;
- Águas naturais – balneares, de captação e superficiais;
- Águas para pesquisa e identificação de Legionella.
No início de 2012, para responder às exigências dos sistemas de controlo de qualidade alimentar (HACCP), o Aqualab expandiu o âmbito da amostragem para:
- Produtos alimentares;
- Controlo higio-sanitário de manipuladores;
- Higienização de superfícies;
- Higienização de utensílios.
Para os clientes particulares que necessitem de realizar análises às diferentes matrizes de águas (para consumo humano, para rega, de furos, piscinas, etc.) o Aqualab disponibiliza frascos para que possam efetuar a auto-colheita. A contratação das análises e a disponibilização de todos os frascos pode ser efetuada nas Unidades de Colheita do Aqualab que se encontram em toda a região do Algarve.