
O Panorama™ – Teste Pré-Natal é a primeira prova analítica em sangue materno que permite a detecção das alterações cromossómicas mais comuns no desenvolvimento fetal a partir das 9 semanas de gestação.
Devido ao seu sistema de sequenciação dirigida de regiões polimórficas e análise de SNP’s (Single Nucleotide Polymorphisms) que permite isolar o ADN fetal para o estudar sem interferência do ADN materno, o teste Panorama™ – Teste Pré-Natal é considerado por muitos especialistas como tecnicamente e tecnologicamente superior.
O Panorama™ – Teste Pré-Natal é o único teste no mercado que permite detectar casos de triploidia, de “gémeos desaparecidos”, evitando erros e resultados incompletos, e que oferece sempre informação sobre a % de fracção de ADN fetal no resultado apresentado, adicionalmente ao despiste das alterações nos cromossomas 21, 18, 13 e X (síndromes de Down, Edwards, Patau e Turner, respectivamente) – desde as 9 semanas de gestação.
Complementarmente ao Panorama™ – Teste Pré-Natal, o AQUALAB oferece ainda o Panorama™ – Teste Pré-Natal Ampliado — a primeira prova analítica não invasiva capaz de avaliar alterações nos cromossomas 21, 18, 13 e X, triploidia, sexo fetal + microdelecções (análise de perdas de material genético associadas aos síndromes de DiGeorge, Prader-Willi, Angelman, Cri-du-Chat e Monossomia 1p36).
O Panorama™ – Teste Pré-Natal está disponível no AQUALAB – Laboratório Clínico e de Saúde Pública, e nos Laboratórios de Análises Clínicas REDELAB – Grupo Português de Laboratórios de Análises Clínicas, presentes de norte a sul do país, inclusivamente nas regiões autónomas. Dispomos de mais de 350 pontos de atendimento ao serviço das suas utentes, dos Clínicos e da Comunidade.
Em caso de um resultado de alto risco, o Laboratório de Análises Clínicas AQUALAB oferece a realização do cariótipo por técnica de Biologia Molecular – CarioChip Pré-Natal.
Mais Artigos
-
13 Outubro 2022
Infeções sexualmente transmissíveis (IST) – A importância do diagnóstico sindrómico
Por dia, são contraídas mais de 1 milhão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), em todo o mundo, a maioria das quais são assintomáticas, ou seja, a pessoa infetada não apresenta sintomas.
-
24 Abril 2023
Análise de águas para consumo humano: os parâmetros que devem ser avaliados
A análise de águas envolve a colheita de amostras de diferentes fontes e a realização de testes laboratoriais, diversos parâmetros físico-químicos e […]
-
27 Outubro 2022
Mieloma Múltiplo: Uma Abordagem Laboratorial no Diagnóstico
O mieloma múltiplo é uma doença maligna que afeta a parte esponjosa do osso, e onde se encontram um número de plasmócitos superior ao normal.